Fórum sobre Liderança prepara profissionais para Gestão de Pessoas

Especialistas em comportamento explicam que existe um líder em cada profissional e ensinam a canalizar os pontos fortes para saber lidar com mudanças

Com o cenário econômico em ebulição, muitas empresas já sentem a carência de profissionais qualificados para ocupar cargos de liderança dentro das corporações. Para realizar a Gestão de Pessoas, o profissional deve estar ciente de suas habilidades e dificuldades, que de alguma forma serão transmitidas para os outros componentes da equipe. Mas, como saber as características necessárias para ser um líder e escolher a colocação certa para o seu perfil?

Todas as características pessoais e profissionais do funcionário podem ser utilizadas de maneira produtiva, desde que sejam canalizadas na área em que o mesmo deseja atuar. “A liderança não é uma competência portátil, que se carrega de um grupo para outro. Um indivíduo pode liderar em um grupo e fracassar em outro. A liderança é uma competência construída na interação, um poder relacional que necessita ser reconstruído a cada novo grupo”, analisa Sigmar Malvezzi, professor no Instituto de Psicologia da USP e pesquisador em Comportamento Organizacional.

Para ele, o profissional pode saber seus pontos fortes analisando o resultado do seu comportamento na interação com os outros. Saber compreender o funcionamento dos grupos e saber lidar com diversos tipos comportamentais é fundamental para uma situação que exija habilidade de conciliação ou persuasão, por exemplo. A métrica utilizada para a excelência da análise de habilidades comportamentais é o Benckmarking, que é um padrão de excelência.

“O Benchmarking é uma representação que se tem de alto padrão de qualidade em algum campo do conhecer, do agir, ou do fazer. Todos necessitamos saber e identificar o benchmarking para podermos utilizá-lo como fonte de crítica e de autocrítica”, explica o professor. Dominando a arte da autoanálise, é possível aprender como as próprias ações podem se transformar em ferramentas de interação e a força que já existe é canalizada para extração do seu melhor.

Para melhor análise do tema, Sigmar Malvezzi abrirá o Fórum de Desenvolvimento de Lideranças da Integração Escola de Negócios, em 30 de agosto de 2012, com a palestra “Uma questão de aprendizagem e de sustentabilidade”.

O participante do Fórum irá aprender como identificar suas potencialidades, construir influência e analisar os erros mais comuns que afastam os profissionais dos cargos de liderança.

No evento também estarão presentes especialistas da área de análise de comportamento e relacionamentos corporativos, que explorarão temas como processo de liderança em fusões de empresas, transformação de ramo empresarial e gestão de resultados.

Para mais informações sobre o Fórum Desenvolvimento de Lideranças, clique aqui: http://www.integracao.com.br/index.aspx?secao=curso/pagina=programa/curso=forum_desenvolvimento_de_liderancas

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: