PEDRO MANDELLI: A CONSTRUÇÃO DA LIDERANÇA

A construção da liderança

Segundo o professor Pedro Mandelli, atividade está ligada ao contexto social em que vivemos e pede, principalmente, capacidade de orientação às pessoas.

O líder corporativo, figura tão valorizada nas organizações contemporâneas, é um protagonista consideravelmente recente. No Brasil, por exemplo, seu papel foi construído aproximadamente ao longo dos últimos trinta anos, atrelado ao desenvolvimento das organizações e às demandas por este priorizadas. É certo que funções hierárquicas e atividades de comando fazem parte das estruturas das organizações desde seus primórdios e que na prática os líderes sempre estiveram atuando. Mas este que assume seu espaço como facilitador de processos, orientador preocupado com as pessoas, preparado para ouvir, aprender, ensinar e encorajar entre tantos outros atributos, é fruto de transformações históricas ocorridas no país e em suas empresas principalmente a partir da década de 90. “O conceito de liderança como o conhecemos é algo relativamente novo no Brasil. Em alguns lugares está muito mais desenvolvido do que aqui enquanto em outros países sequer encontra aplicação”, explica Pedro Mandelli, consultor, palestrante e sócio da Mandelli Consultores, em entrevista à Integração diretamente do Canadá, onde reside.

Esta diferenciação se dá porque cada localidade conta com dinâmicas distintas na articulação entre sociedade, empresas e governos que influenciam diretamente as relações de trabalho. Por isso podemos dizer que o líder brasileiro conta com características específicas e também que estas, de acordo com o nosso mercado, estão cada vez mais alinhadas às tendências das grandes economias globais, em um misto entre realidade local e internacional.

O líder de cada um

Pedro Mandelli aponta algumas das características do que podemos chamar de um líder contemporâneo de qualidade. Com estruturas mais enxutas, hierarquias menos engessadas, relações mais fluidas, a característica fundamental, segundo o especialista, é estar orientado às pessoas. Isto significa, basicamente, ter capacidade e habilidade para reconhecer, acolher e auxiliar na superação de dificuldades de funcionários e colaboradores, bem como promover uma atmosfera de cooperação e respeito mútuo. Para avançar nas expectativas e necessidades das empresas em seus mercados, é fundamental também manter o grupo desafiado e sonhando, gerando metas, esperanças e objetivos claros. Parte desta motivação vem do que Mandelli chama de geração de senso de propriedade, sentimento capaz de fazer com que cada colaborador se aproprie efetivamente dos projetos, sentindo-se parte da superação de suas dificuldades e  também de seus resultados. Outra habilidade imprescindível é a de encorajar a equipe, incentivando os riscos necessários ao bom desempenho, além da criação de métodos e rotinas capazes de gerar segurança em relação às decisões tomadas. E por último mas não menos importante, este mesmo líder não pode deixar de praticar de forma constante a dualidade do ensinar-aprender em todas as suas ações.

Estas são, obviamente, balizas gerais, e seu conjunto não constitui uma fórmula de sucesso. Vale lembrar que, para atuar da forma proposta por Mandelli, o indivíduo que lidera tem de desenvolver uma série de atributos pessoais e profissionais, caminho que pode levar anos. “A capacidade de liderança tem a ver com quem você é, com o que você faz e com o momento que vive”, explica Mandelli, deixando clara a necessidade de aprimoramento para além dos muros das organizações. “Está cientificamente comprovado que dentro de cada um de nós existe um líder em potencial. A grande questão é o trabalho de desenvolvimento envolvido em fazê-lo despertar. E também o reconhecimento de que há momentos da vida pessoal e profissional mais propícios para isso”, completa o especialista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: